5 alimentos que você jamais deve lavar

Fonte: Reprodução

Embora essa dica vá contra tudo aquilo que estamos habituados a fazer diariamente, a lavagem de alguns alimentos pode contribuir amplamente para o desenvolvimento de bactérias altamente prejudiciais a nossa saúde.

Alguns precisam ser cuidadosamente higienizados, outros mantêm as suas propriedades ficando bem longe da água e de uma lavagem minuciosa antes de seu preparo.

5 alimentos que NÃO DEVEM ser lavados para o consumo

Frango

Fonte: Reprodução

O frango cru conta com uma série de bactérias, dentre elas a mais perigosa, a salmonela. Embora muitos pensem que lavar o frango em água corrente antes de prepará-lo vai ajudar a remover a salmonela e outras bactérias, na verdade ocorre o contrário.

Ao lavá-lo, elas irão se espalhar contaminando ainda mais o alimento, bem como a pia da cozinha e tudo que estiver ao redor. Para que ele fique devidamente livre de bactérias, o mesmo deve ser cozido ou assado a uma temperatura igual ou superior a 75º C.

Ovo

Fonte: Reprodução

A casca do ovo de galinha já conta com uma substância que visa evitar que o mesmo seja contaminado quando quebrado em alguma superfície. Lavá-lo antes de quebrar a casca e retirar o conteúdo do mesmo, vai remover esta barreira natural, e aí sim ele estará exposto a riscos.

Peixe

Fonte: Reprodução

O caso do peixe é bastante similar ao do frango. Ao lavá-lo, pode-se estar criando condições para que as bactérias se desenvolvam com mais propriedades.

Cogumelos

Fonte: Reprodução

Como os cogumelos absorvem água facilmente, lavá-los tende a deixá-los encharcados, podendo gerar mofo e outros fungos. Embora recomendado que eles sejam limpos antes do cozimento, é indicado que os mesmos sejam passados ligeiramente em água corrente e em seguida secos com o auxílio de um guardanapo.

Massas

Fonte: Reprodução

Ao lavar a massa após o cozimento, você acaba retirando uma das propriedades que colabora que a mesma absorva mais o molho e fique mais saborosa. Passar água fria nela após cozida, irá deixá-la sem gosto e mais dura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here