Cuidado quando for comprar água mineral. Preste atenção nesses detalhes!

Quando nos encontramos nas ruas e estamos com muita sede, não pensamos muito e logo compramos uma garrafinha de água. Simples assim, sem muitas complicações ou preocupações. Porém, você sabia que em cada garrafa existe um símbolo informando qual o tipo de plástico utilizado para engarrafá-la?

Foto:Reprodução

Símbolos nas garrafas de água mineral indicam fatores prejudiciais à saúde

São 7 símbolos e todos eles merecem toda atenção do mundo. Entender sobre estas simbologias pode impedir que compremos uma garrafa feita à base de plásticos que possuem qualquer tipo de químico indesejável. Confira logo abaixo o significado de cada um dos símbolos:

Foto:Reprodução

1 – PETE/PET

Este provavelmente você já deve conhecer. Já deve ter ouvido alguém utilizar o termo “garrafa pet” se referindo à embalagem de refrigerante. Este é o plástico mais utilizado em embalagens para os produtos de consumo. O uso de garrafas com este material não é para ser feito mais de uma vez, pois cada vez que utilizada, o plástico da garrafa obtém mais bactérias.

2 – HDPE

É aquele plástico utilizado em garrafas de detergente e alguns brinquedos. A quantidade de químicos é mínima em garrafas do tipo, por isso que os especialistas aconselham a compra de garrafas de água feitas em plástico HDPE.

3 – PVC/3V

O PVC é aquele plástico utilizado em brinquedos para cachorro e para crianças, mais flexível do que os outros.  Este tipo de plástico deve ser evitado ao buscar uma garrafa de água, isso por que ele libera dois químicos extremamente tóxicos que causam distúrbios hormonais.

4 – LDPE

Não libera nenhum tipo de químico ao ser usado para embalar garrafas de água, porém, não é utilizado e o porquê é um mistério. Mas ao mesmo tempo ele é muito usado para embalar alimentos e quando usado para este fim, libera alguns químicos. Por isso é melhor evitar alimentos embalados com plásticos à base de LDPE.

5 – PS

Foto:Reprodução

É aquele plástico utilizado em copos descartáveis, podem sim ser usados para armazenar água, porém, quando expostos a uma alta temperatura, liberam substancias cancerígenas e a utilização deste tipo só pode ser feita uma vez.

6 – PP

São aqueles usados em embalagens de iogurtes. O PP é uma das melhores opções na hora de buscar por algo seguro para armazenar sua água ou qualquer outro líquido consumível. Leve e resistente, o torna uma barreira ótima contra infiltrações e químicos.

7 – PC/Sem Rótulo

Jamais compre qualquer coisa que venha deste tipo de material, isso porque esse tipo de embalagem é feita de uma mistura de todos os plásticos que não se enquadram nos requisitos das autoridades sanitárias, podendo liberar todos os tipos de químicos possíveis.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here