Médicos imploram para que pais não joguem dentes de leite de seus filhos fora

Quando o dente de leite finalmente cai, é um momento muito especial para todas as crianças do mundo. É como se fosse um ritual e na cabeça delas, algo incrível está acontecendo, como se fosse um rito de passagem. Sem contar a promessa da fada dos dentes, que trocaria o dente por um dinheiro.

Foto:Reprodução

Doutores imploram para que pais não joguem dentes de leite de seus pequenos fora

Quem é papai ou mamãe sabe bem do que estamos falando, sabe que é preciso dar uma de fada dos dentes e colocar um trocado debaixo do travesseiro do filho para que ele acorde no outro dia pulando de felicidade. Mas e depois? O que acontece com o dente de leite? Bom, muitas pessoas dão fins diferentes para eles, algumas jogam em cima do telhado, outras guardam de recordação, várias fazem um cordão e bastante gente apenas joga fora.

Agora vamos revelar algo que provavelmente vai lhe deixar de boca aberta, em 2003, foi feito um estudo que mostrava o quão rico os dentes de leite eram em células-tronco, protocélulas que podem ser cultivadas em outras células. Mas de que isso poderia servir no futuro?

Caso a criança, dona dele, precise fazer a substituição de qualquer tecido por qualquer motivo que seja, essas células-troncos existentes, podem ser usadas para fazer o desenvolvimento do tecido escolhido.

Chegando a inevitável conclusão de que guardar eles, que marcam a infância de nossas crianças, pode futuramente salvar muitas vidas e tratar diversas doenças.

Foto:Reprodução

Porém, vale lembrar que não basta “guardar”, jogar numa gaveta, deixar na estante, não. Eles precisam ser mantidos em locais frescos, em cápsulas limpas, porque com o tempo, eles começam a se degradar e caso isso aconteça, a sua utilidade vai deixar de existir.

O correto é procurar um serviço especializado, ir até o hospital ou dentista por exemplo, certamente vão saber como preservar de maneira correta o dente de leite. Mas caso não queira, saiba que o guardar por meio da criopreservação de azoto líquido vai manter as células intactas.

Foto:Reprodução

Sem sombra de dúvidas, pouquíssimas pessoas possuem tal conhecimento sobre isso, é completamente normal o descaso com coisas “pequenas” e que não vão ser mais utilizadas, mas antes de se livrar de qualquer coisa, busque informações que podem revelar alguma utilidade para aquilo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *