Saiba o que acontece se você ficar 15 dias sem escovar os dentes

Fonte: Reprodução

A prática bucal de higiene pessoal, que para alguns é vista como um verdadeiro martírio, é essencial para a nossa saúde e bom desenvolvimento do nosso organismo.

Fazendo parte da rotina de bilhões de pessoas ao redor do mundo, escovar os dentes está entre as práticas rotineiras mais eficazes aos humanos quando o assunto é ação preventiva.

Fonte: Reprodução

O ato da escovação e limpeza bucal devem ser estimulados em crianças desde quando as mesmas ainda são bebês e não possuem seus primeiros dentinhos, nesta idade, a limpeza da gengiva é crucial para uma boca saudável e serve também como uma preparação para a chegada dos dentes de leite, que mais tarde cairão, dando origem a dentes novos.

Fonte: Reprodução

Homem fica 15 dias sem escovar os dentes

Em meados de 2016, um grupo de pesquisadores da Birmingham School of Dentistry, no Reino Unido, realizou um teste prático que consistiu em deixar um voluntário por 15 dias sem escovar os dentes.

Participando ativamente do estudo, o voluntário, um homem de 34 anos, aboliu sua escova de dente e ficou ao longo de duas semanas sem realizar higiene oral.

Acompanhado de perto pelos pesquisadores, ele teve sua saúde avaliada por um grupo de médicos, antes e após o teste.

Pesquisadores revelam o que acontece se ficarmos 15 dias sem escovar os dentes

De acordo com as análises realizadas antes de se iniciar o teste e depois do voluntário ter sua higiene bucal suspensa por 15 dias, o resultado foi surpreendente.

Fonte: Reprodução

Segundo eles, a falta de limpeza causou sérios danos não só à sua boca, mas também ao seu sistema imunológico. Os testes revelaram que após ficar um período sem cuidar da higiene bucal, as células de defesa do corpo do homem se tornaram mais vulneráveis e também foram menos eficazes na luta contra infecções capazes de lhe render doenças graves.

Dentre os principais problemas que podem surgir por conta da falta disso, estão: gengivite, tártaro, mau hálito, cárie, perda dos dentes e até mesmo problemas cardíacos, resultantes do acúmulo de placas bacterianas nas artérias.

Fonte: Reprodução

Vale lembrar que visitas periódicas aos dentistas são extremamente recomendadas para uma boa manutenção da boca, dos dentes e de todo o organismo, visto a importância da higiene oral.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here